sexta-feira, 29 de abril de 2011

Letra, música, arte

Deparei-me com esse video espetacular.
Uma mistura de música, arte e consciência ecológica.

Enjoy it!

Tenham um excelente final de semana, Bjs.

<iframe width="560" height="349" src="http://www.youtube.com/embed/MAY1UoQYMHk" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Felt - History

Hoje acordei com vontade de contar uma história, assim, vou contar o resultado da minha curiosidade.

Como sou curiosa sobre temas dos quais tenho interesse, comecei a procurar a história da feltragem, afinal é uma técnica milenar que aos poucos vem ganhando força no Brasil entre artesãos e estilistas, trazida da europa, entranto, a feltragem data aproximadamente 6300 anos! Incrível, né?

Então, podemos dizer que o feltro é um tecido não tecido, ou seja, é um tecido anterior à fiação, a tecelagem e o tricô!

Alguns feltros são macios e outros são mais rústicos, tudo dependerá de como a lã é produzidos. 

A feltragem consiste em prensar e friccionar as fibras de lã utilizando, preferivelmente, água morna e sabão com veículo. Atualmente por vivermos na era da modernidade usamos o sabão de oliva, que não agride as mãos e ainda ajuda a hidratá-las mas, nem sempre foi assim. 

E como não poderia ser diferente, muitas culturas reinvidicam a origem do feltro. Há quem diga que foi que foi um guerreiro chamado Urnammam de Lagash e também São Clemente e São Cristófaro que segundo reza a lenda, fugindo da perseguição da Igreja, protegeram seus pés com lã para evitar bolhas e para sua surpresa, ao final da viajem, o atrito mais o suor havia transformado a lã em meias!

Outra história muito interessante é a lenda que conta que Noé descobriu um tapete na baia dos carneiros, intrigado, passou a observar que  a mistura dos pelos caídos no chão com a urina desses animais produziam um resistente tapete.

Esse processo de feltragem é praticado há milênios por povos nômades da Ásia Central e Noroeste da Ásia Ocidental até os dias de hoje, onde tapetes, tendas, roupas e sapatos são feitos. Ainda podemos mencionar os Yurts, cabanas mongois recobertas de lã, que servem de atração turística pela sua singularidade.




No mundo ocidental a feltragem vem sendo utilizada como expressão de arte têxtil imprimindo design com significância de tecido ecológico.

O processo mais difundido na atualidade é o da feltragem molhada no qual as fibras da lã friccionadas se movem e se enroscam uma nas outras de maneira tal que se transformam em manta bem densa e nunca mais de separam.

Outro processo menos utilizado, porém muito interessante é a feltragem a seco na qual utiliza-se agulhas diretamente nas meadas de lã, sem água e sabão.

O "Loden" é um tipo de feltro dos Alpes com é reconhecido mundialmente como um produto têxtil para roupas finas.

Na Índia, em pequenas cidades, o processo de feltragem da lã consiste em aplicar um rolo giratório a vapor sobre as fibras, resultando em mantas feltradas ou pré-feltradas, essa última podendo manipulada em pedaços maiores, gerando um resultado mais rápido na confecção de peças.



Outro produto da feltragem que adoro são as botas russas: as botas de inverno "Valenki" ou "Valenok", super tradicionais, com cano alto e toda de lã feltrada, porém, como não são à prova de água são usadas por dentro de galochas.



Polly Stirling de New South Wales, Austrália, desenvolveu em 1992 a técnica chamada de nuno felting , que recebeu esse nome porque nuno significa pano na língua japonesa. Essa técnica consiste na utilização da seda e lã conjuntamente feltradas, combinando tons, textura e design, sendo que também podemos utilizar nessa técnica outros tecidos de trama bem fina, inclusive os de fibra natural ou química.

Sem esquecer da feltragem com agulhas, mesmo sendo menos popular, essa técnica consiste em utilizar uma ou mais agulhas para criar objetos planos ou esculturas como: fadinhas, flores, animais, etc. São agulhas especiais que possuem em sua ponta pequenas ranhuras angulares que conduzem as fibras da lã e são específicas para a fibra da lã de carneiro.



Agora que sabemos um pouco mais sobre essa técnica maravilhosa,
que tal colocarmos em prática?

Uma excelente semana para todos! Bjs,

terça-feira, 26 de abril de 2011

Dia das mães

Maio está chegando!

O segundo domingo é um dia especial para todas as mulheres,
que tiveram o sonho de ser mãe realizado. 
Um dia para filhos e filhas  demonstrarem todo seu afeto,
se bem que para mim essa desmonstração é o ano todo, pois,
mãe é única e se a de vocês for como a minha, nossa!

Merece um presente todos os dias!







Feltrando

A arte da feltragem é fantástica por permitir que a imaginação vá
para onde a criatividade nos levar.
É uma técnica que pode ser bem simples, leve e ao mesmo tempo mais complexa.
Cada dia que passa fico mais apaixonada pela feltragem e tenho descoberto que há muitas artesãs, estilas e designers como eu espalhadas pelo mundo, fazendo belíisimos trabalhos.

Uma delas é Nuna Conesa, Espanha, que faz coisas incríveis com essa técnica.

Apreciem alguns de seus trabalhos.
Parabéns Nuna! Você é uma inpiração.